Area17


A Area17 é um estúdio de desenho especializado na investigação criativa e na relação entre o conceito e o processo criativo. A Area17 oferece uma abordagem multidisciplinar na criação de soluções visuais para impressão e ecrã. Cada negócio, produto ou serviço representa uma promessa, uma personalidade - tem uma história para contar. A nossa missão é contribuir na transmissão dessa história. Projectamos visualmente o conhecimento e visão dos nossos clientes, desenterramos esses traços únicos e demonstrámos como criar o maior impacto de forma criativa. Através de um processo inclusivo baseado numa exploração minuciosa e em estratégia sonora, criamos comunicações que articulam e reforçam de forma efectiva a essência do cliente: A sua marca.

José Pinto da Costa

Licenciado em Design de Comunicação, Design Gráfico no Contexto das Plataformas Digitais.  Mfa em design transdisciplinar, a New Kind of DesignThinking. Com uma extensa obra enquanto designer, fundou e desenvolveu actividade profissional de designer e art director em estúdio no Porto. Em 2009, muda-se para Vila do Conde. Com pensamento crítico, no momento certo e sobre o tema "earth artefact- criamos oásis" inicia obra sobre o seu desenvolvimento como indivíduo e como criativo, redefine e orienta a atenção do seu trabalho a novas formas e fundamentos do design, momentos de reflexão são executados em estimular uma conexão mais forte em toda a ideia de um designer. Cria a Area17 conceptual design, que é a sua marca. Premiada pela New Webpick e FBA nos Estados Unidos e Japão como um dos melhores sites de portfólio de 2010, consolida uma lista de clientes de empresas/produtos e agentes culturais. Trabalha atualmente como designer freelancer e desenvolve projetos para diferentes áreas de actuação e tipologias.
Das mais recentes publicações e méritos destacam-se: Em 2014 com João Mansilha Branco e Virgilio Ferreira, é autor da publicação do livro Traço de tinto que apresenta o projeto da Adega da Quinta do Portal, uma obra de Álvaro Siza Vieira no Douro. Em 2013, é convidado pela Bienal de Cerveira e ganha primeiro prémio no projeto Educarte.

Identidade Corporativa
O desenvolvimento de uma identidade é a implementação de um logo num programa de desenho definindo o aspecto, a sensação, o tom da identidade de uma marca ou de uma empresa. Evitamos criar símbolos vagos e abstractos, cuja intenção é retratar a empresa sem dizerem algo em concreto. Em alternativa, definimos a mensagem concreta de uma empresa, traduzimo-la em algo visualmente memorável e obrigatório e aplicamos essa forma visual às suas necessidades concretas.

Producto
A maior parte dos consumidores são seres humanos e apercebemo-nos que estes relacionam-se melhor com trabalhos que demonstrem terem sido criados por outros seres humanos (particularmente bons trabalhos que incorporem arte, humanidade, inteligência e humor). Em nenhuma outra área é isto tão importante como no design de produto. O nosso design transmite a essência do produto e torna-o acessível.

Publicações / Catálogo. Design Editorial
O nosso amor pelo papel combinado com uma vasta experiência em impressão conferem-nos um nível de conhecimento pouco comum na indústria actual. Nós vemos as publicações como experiências sequênciais a três dimensões.  Tamanho, forma, peso, tipo de papel, técnicas de impressão e boas imagens, juntamente com um design e uma tipografia bem-direccionados podem levar a impressão em papel para além do domínio de duas dimensões, transformando-o num objecto de desejo palpável.

Logo design
Nós acreditamos que um logotipo deve reflectir algo mais do que a “personalidade corporativa” de um negócio (um oximoro).  O design efectivo pode dar a uma empresa um ponto focal, uma direcção, uma visão unificadora singular e pode ajudar a definir não só o que a empresa faz mas, acima de tudo, aquilo que pode ser perante os clientes, trabalhadores e administração.

Publicidade
Embora apreciemos desenhar anúncios, não acreditamos que uma publicidade seja capaz de substituir um produto bem-desenhado. Não há nada escrito que diga que um anúncio deva parecer-se com um anúncio. Algo que é único, bem-desenhado e atencioso provavelmente será melhor recordado.

Ícones
Embora um ícone não seja a marca definitiva de uma empresa ou logomarca, deve ser arrojado e simples de forma a transmitir a mensagem pretendida apenas com um olhar rápido. Em vez de produzirmos símbolos gráficos genéricos e sem vida, procuramos criar ícones semelhantes a peças de arte em miniatura que personifiquem um balanço vivo entre a forma e o significado.

Pósteres
Impacto, ideia, sedução, estética, habilidade. Um póster deve resultar a vários níveis. Os pósteres são uma forma de arte com um objectivo: comunicar, anunciar, promover ou informar, resultando numa agudez de consciência ou aumento de vendas. Nós tentamos criar pósteres que resultem tanto pendurados numa parede urbana como nas  paredes das Empresas ou Galerias.

Caracter da marca
Nós compreendemos o impacto e a eficácia retentiva de um tipo de letra (caracteres) bem desenhada de uma marca. Para além do logo de uma empresa, o tipo de letra (caracteres) de uma marca pode criar personalidade e conferir uma voz aguda e distinta às empresas ou marcas.