Area17


Area17 is a design studio specializing in creative research and in the relationship between concept and creative process. Area17 offers a multidisciplinary approach to creating visual solutions for print and screen. Every business, product or service represents a promise, a personality - it has a story to tell. Our mission is to contribute to the transmission of this story. We visually project our clients' knowledge and vision, unearth those unique traits and demonstrate how to creatively create the greatest impact. Through an inclusive process based on thorough exploration and sound strategy, we create communications that effectively articulate and reinforce the essence of the customer: Your brand.

José Pinto da Costa

Degree in Communication Design, Graphic Design in the Context of Digital Platforms. Mfa in transdisciplinary design, New Kind of DesignThinking.

With an extensive work as a designer, he founded and developed a professional activity as a designer and art director in a studio in Porto. In 2009, he moved to Vila do Conde. With critical thinking, at the right time and on the theme "earth artefact - we create oases" he starts work on his development as an individual and as a creative, redefines and directs the attention of his work to new forms and fundamentals of design, moments of reflection are executed in stimulating a stronger connection across a designer's idea. He creates Area17 conceptual design, which is his brand. Awarded by New Webpick and FBA in the United States and Japan as one of the best portfolio sites in 2010, it consolidates a list of clients of companies/products and cultural agents. He currently works as a freelance designer and develops projects for different areas of activity and types. The most recent publications and merits include: In 2014 with João Mansilha Branco and Virgilio Ferreira, he is the author of the publication of the book Traço de Tinto, which presents the Adega da Quinta do Portal project, a work by Álvaro Siza Vieira in the Douro. In 2013, he was invited by the Bienal de Cerveira and won first prize in the Educarte project.

Identidade Corporativa
O desenvolvimento de uma identidade é a implementação de um logo num programa de desenho definindo o aspecto, a sensação, o tom da identidade de uma marca ou de uma empresa. Evitamos criar símbolos vagos e abstractos, cuja intenção é retratar a empresa sem dizerem algo em concreto. Em alternativa, definimos a mensagem concreta de uma empresa, traduzimo-la em algo visualmente memorável e obrigatório e aplicamos essa forma visual às suas necessidades concretas.

Producto
A maior parte dos consumidores são seres humanos e apercebemo-nos que estes relacionam-se melhor com trabalhos que demonstrem terem sido criados por outros seres humanos (particularmente bons trabalhos que incorporem arte, humanidade, inteligência e humor). Em nenhuma outra área é isto tão importante como no design de produto. O nosso design transmite a essência do produto e torna-o acessível.

Publicações / Catálogo. Design Editorial
O nosso amor pelo papel combinado com uma vasta experiência em impressão conferem-nos um nível de conhecimento pouco comum na indústria actual. Nós vemos as publicações como experiências sequênciais a três dimensões.  Tamanho, forma, peso, tipo de papel, técnicas de impressão e boas imagens, juntamente com um design e uma tipografia bem-direccionados podem levar a impressão em papel para além do domínio de duas dimensões, transformando-o num objecto de desejo palpável.

Logo design
Nós acreditamos que um logotipo deve reflectir algo mais do que a “personalidade corporativa” de um negócio (um oximoro).  O design efectivo pode dar a uma empresa um ponto focal, uma direcção, uma visão unificadora singular e pode ajudar a definir não só o que a empresa faz mas, acima de tudo, aquilo que pode ser perante os clientes, trabalhadores e administração.

Publicidade
Embora apreciemos desenhar anúncios, não acreditamos que uma publicidade seja capaz de substituir um produto bem-desenhado. Não há nada escrito que diga que um anúncio deva parecer-se com um anúncio. Algo que é único, bem-desenhado e atencioso provavelmente será melhor recordado.

Ícones
Embora um ícone não seja a marca definitiva de uma empresa ou logomarca, deve ser arrojado e simples de forma a transmitir a mensagem pretendida apenas com um olhar rápido. Em vez de produzirmos símbolos gráficos genéricos e sem vida, procuramos criar ícones semelhantes a peças de arte em miniatura que personifiquem um balanço vivo entre a forma e o significado.

Pósteres
Impacto, ideia, sedução, estética, habilidade. Um póster deve resultar a vários níveis. Os pósteres são uma forma de arte com um objectivo: comunicar, anunciar, promover ou informar, resultando numa agudez de consciência ou aumento de vendas. Nós tentamos criar pósteres que resultem tanto pendurados numa parede urbana como nas  paredes das Empresas ou Galerias.

Caracter da marca
Nós compreendemos o impacto e a eficácia retentiva de um tipo de letra (caracteres) bem desenhada de uma marca. Para além do logo de uma empresa, o tipo de letra (caracteres) de uma marca pode criar personalidade e conferir uma voz aguda e distinta às empresas ou marcas.